terça-feira, 25 de março de 2008

Dia Jovem - Resumo de um belo dia!

Olá Olá!

Como já vai sendo hábito publicamos aqui um pequeno resumo do Dia Jovem!

Antes de mais, gostaríamos de vos contar como surge este dia. O Dia Jovem foi criado pelo Papa João Paulo II que pretendia juntar mais os jovens cristãos e fazê-los viver de uma forma mais especial a época da Páscoa.

Este ano, e como já foi referido noutro post, o Dia Jovem foi em Ponte de Sôr, no dia 15 de Março. Contou com a participação de muitos jovens do distrito de Portalegre e Castelo Branco e foi inteiramente dedicado ao Espírito Santo e aos seus símbolos. Do nosso arciprestrado (Castelo de Vide e Portalegre) contámos com cerca de 20 e poucos jovens de Portalegre e Urra e apenas 3 de Castelo de Vide mais a respectiva professora de moral. Lembro também que Nisa, uma das terras que mais costuma colaborar connosco, participou de forma bastante activa com cerca de 25 pessoas.

Chegando a Barreiras, o ponto de encontro, às 10.00 horas, foram-nos distribuídos bonés de cores diferentes, de acordo com o arciprestado de origem de cada um. Agradecemos esta distribuição aos jovens da Ponte de Sôr. Começámos todos juntos com algumas canções e jogos de grupo, orientados pelo grupo de jovens de Alferrarede que nos deixaram mais a vontade num grupo imenso de cerca de 500 jovens. Soubemos então que Barreiras era a penúltima paragem da Via Cruxis, organizada pela Pastoral Juvenil, e que nos esperava uma caminhada de 2km com a cruz até Ponte de Sôr.

A meio caminho desta divertida caminhada, animada pelo Padre Nuno Folgado e Rui Rodrigues, sempre auxiliados pela GNR a nível de segurança, parámos numa zona ampla para fazermos presente um dos símbolos do Espírito Santo – o vento! Com papéis, paus, arames e bocadinhos de madeira, cada um construiu o seu pequeno moinho de vento que nos acompanhou todo o dia.

Chegando ao nosso destino, já por volta da hora de almoço, abordámos mais um dos símbolos do Espírito Santo – a pomba. Lá do alto, vimos serem soltas centenas de pombas, um momento muito bonito e que sem dúvida marcou todos nós.

Seguiu-se o almoço e, para alguns, uma bela sesta ao sol, eheh… Da parte da tarde, começámos com uns jogos bastante animados e liderados pelo Padre Rui e um jogo parecido a de um tabuleiro, no parque, com o Padre Nuno. Neste, os peões eram os senhores padres de cada arciprestado e as perguntas eram relacionadas com o Espírito Santo. Foi sem dúvida muito giro e aprendemos bastantes coisas!

O momento seguinte foi numa pequena fogueira, onde simbolicamente queimamos os nossos pecados mortais e fizemos presente o fogo, outro símbolo. Depois, recolhemos raminhos de oliveira e, depois de abençoados, fomos em procissão para a igreja. À porta desta, estava uma grande faixa e pratos com tinta. A nossa tarefa seria pintar uma mão com a cor da nossa região e deixar a marca de cada um na faixa, lavando-as em seguida. Assim marcávamos a presença dos últimos símbolo do Espírito Santo – a água que limpa e purifica e a imposição das mãos. A faixa seria posteriormente entregue ao nosso Bispo.

Finalmente, a Eucaristia, presidida pelo director do Secretariado Padre Adelino Cardoso, acompanhado por vários sacerdotes, seminaristas e acólitos. Contámos com o grupo de jovens de Ponte de Sôr que nos encantou com as suas vozes e com o grupo de jovens de Alcaravela que orientou o ofertório.

Agradecemos à Pastoral Juvenil a organização deste dia fantástico! Espero que para o ano, mais jovens se encontrem presentes, principalmente aqui da nossa zona, onde a aderência foi pouca. Mesmo assim, tenho a certeza que quem foi se divertiu muito e para o ano vai voltar – foi sem dúvida um dia cheio de “Espírito”!

Deixo-vos o site da Pastoral onde podem saber mais coisas sobre este dia, as próximas actividades e as fotos de todos os momentos do Dia Jovem de 2008!

http://sdpjpcb.no.sapo.pt/

http://www.flickr.com/photos/pefolgado/

Beijinhos e abraços da,
FAROL7

Sem comentários: